Página Inicial
Apresentação
Quem somos
Periódicos
Catálogo
Como Publicar
Notícias
 

EdUEMG realiza lançamento da edição brasileira do livro Tratado da Gravura, de Abraham Bosse





A EdUEMG e a Casagravada Ateliê & Escola de Gravura convidam para o lançamento do livro Tratado da gravura, de Abraham Bosse, tradução de José Joaquim Viegas Menezes.



O Tratado da gravura, do mestre Abraham Bosse, foi publicado na França, em 1645, com um título, na verdade, um pouco mais extenso: Traicté des manières de graver en taille douce sur l’airin. Par le moyen des eaux fortes, & des vernix dur & mols. Ensemble de la façon d’en imprimer les planches & d’en construire la presse, & autres choses concernans le dits arts.



Considerado o primeiro tratado sobre a arte da gravura, o livro alcança outros países europeus, ao passar do tempo. Até hoje, é uma fonte imprescindível a artistas e pesquisadores da gravura e das artes visuais. A edição portuguesa, relativamente tardia, é de 1801, feita pela Casa Literária do Arco do Cego, em Lisboa. A tradução é de José Joaquim Viegas Menezes, o brasileiro padre Viegas, cujo nome se associa, entre outros feitos, à fundação da imprensa de Minas Gerais.



Esta nova edição do texto estabelecido por Viegas, juntamente com a reprodução das vinte e uma imagens da edição portuguesa e paratextos inéditos, em novo projeto gráfico, é fruto de uma pesquisa no espólio da Casa Literária do Arco do Cego, e também uma homenagem a José Joaquim Viegas Menezes, a Abraham Bosse, a todos os gravadores e amantes das artes gráficas. É uma honra poder novamente colocar em circulação, em livro impresso, o Tratado da gravura a agua forte, e a buril, e em maneira negra com o modo de construir as prensas modernas, e de imprimir em talho doce.

EDITORA UEMG

 

 
 
UEMG - Rod. Papa João Paulo II, 4143 - Serra Verde, BHte - MG CEP: 31630-902   Ed. Minas - 8º andar
Tel(31)3916-9080 - Aspectos Legais e Responsabilidades