Periódicos
Catálogo
Como Publicar

Universidade realiza lançamento de várias obras simultaneamente

Em cerimônia na Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (FADECiT), em Belo Horizonte, a Editora da UEMG (EdUEMG) publicou 18 novos livros de uma só vez (confira títulos e autores, ao final). São 12 obras que abrangem áreas do conhecimento como História, Design e Educação, além de números que formam a coleção dos programas institucionais da Universidade.

Na cerimônia, os convidados, incluindo os autores – professores e mestres da Universidade do Estado de Minas Gerais contemplados pelo Edital 07/2016 PROEX/PROPPG –, foram recepcionados pelo reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, pelas pró-reitoras de Extensão, Giselle Hissa Safar; de Ensino, Elizabeth Dias Munaier; de Pesquisa e Pós-Graduação, Terezinha Abreu Gontijo, bem como pelo chefe de Gabinete da Reitoria, professor Eduardo Santa Cecília. O professor Gilson Soares, presidente da FADECiT, instituição parceira na produção das publicações, foi representado por seu assessor Ivan Arruda.

Dijon Moraes Júnior aproveitou seu momento de fala para relembrar o histórico da Eduemg, remontando à iniciativa do professor Fuad Kyrillos, em 2008, que inaugurou uma editora na Unidade Barbacena, de onde era docente, a fim de publicar a revista Mal estar e sociedade. Aquele foi o embrião de um projeto que ganhou novos contornos quando a Pró-Reitoria de Extensão assumiu a missão de redimensioná-lo para toda a Universidade, estruturando-o a partir da Reitoria, desde o ano passado. Segundo o reitor, o desafio era passar do registro de livros e periódicos para o trabalho de publicação, propriamente dito, o que foi possível com a entrada de recursos também da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, culminando com o Edital 07/2016: “Esse lançamento mostra muito bem o que é a Universidade, suas áreas de conhecimento e abrangências, que é o que ela fornece para a sociedade. Então, hoje é um dia muito especial para a UEMG”, declarou o reitor.

Giselle Safar fez agradecimentos: aos autores; aos membros do Comitê de Avaliação e aos revisores, que atuaram gratuitamente no projeto; aos funcionários da Eduemg, o jornalista Leandro Andrade e o designer (estagiário) Thales Rodrigues; à Mariana Minsk, coordenadora do Laboratório de Design Gráfico da Escola de Design, que orientou o trabalho de diagramação dos bolsistas, financiados pela FADECiT; e à Daniele Ribeiro, da Unidade Barbacena, que atua na produção editorial, na revisão e no registro das publicações. Terezinha Abreu ressaltou o mérito dos autores, que alcançaram a publicação de seus trabalhos na condição de premiados pelo edital, que selecionou as melhores obras. Ela destacou o concurso como mais uma das diversas formas que as Pró-Reitorias da UEMG vêm buscando para estimular a produção da Universidade, em pesquisa e extensão. Encerrando as falas, o professor Luiz Henrique Ozanan de Oliveira, da Escola de Design, foi convidado a discursar representando o conjunto dos autores. Ele celebrou a premiação e fez votos para que mais edições sejam realizadas.

Veja fotos do evento:

Grande lançamento Eduemg: editora da Universidade publica 18 novos livros, simultaneamente

Cada livro tem tiragem de 300 exemplares, sendo 100 unidades para os autores e o restante para distribuição gratuita pelas Pró-Reitorias de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação, que farão o envio do material para as Unidades Acadêmicas da UEMG, além de outras instituições acadêmicas e de pesquisa, bibliotecas e programas de pós-graduação das áreas das obras publicadas. Em breve, os arquivos também estarão disponíveis para download no site da editora: eduemg.uemg.br.

Relação dos títulos e autores

* Títulos em geral:

. A joia mais preciosa do Brasil: joalheria na Comarca do Rio das Velhas 1735-1815

Luiz Ozanam

. Desenvolvimento Regional: contribuições para o planejamento de atividades rurais e urbanas

Rita de Carvalho e Eduardo Collares

. Educação e relações étnico-raciais: desafios, limites e possibilidades

Santuza Amorim da Silva e Vanda Lúcia Praxedes

. Escola Brasileira: o projeto de educação moral para a mocidade Brasileira em José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu 1756-1835

Dalvit Greiner de Paula e Vera Lúcia Nogueira

. Manual para elaboração e normatização de trabalhos acadêmicos e técnico-científicos

Edson José Carpintero Rezende